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NOTÍCIAS DA COREIA DO SUL

Refinarias coreanas recorrem ao hidrogênio em busca do próximo ‘petróleo’

As refinarias sul-coreanas estão aumentando seus investimentos no crescente mercado de hidrogênio para garantir seu lugar em um mundo que está se afastando dos combustíveis fósseis e para se antecipar à próxima grande mudança na indústria de energia.
O hidrogênio, que queima limpo quando misturado ao oxigênio em uma célula a combustível, pode ser usado para abastecer várias indústrias, veículos e navios, mas tem sido usado principalmente no refino de petróleo e na produção de fertilizantes. O uso em larga escala do hidrogênio requer não apenas instalações de produção, mas também de compressão, transporte, distribuição e conversão, o que dá às empresas petroquímicas uma vantagem competitiva na construção de uma cadeia de valor.

À medida que os principais países aumentam suas metas de emissão de carbono e os investidores levam a sustentabilidade a sério, as principais refinarias da quarta maior economia da Ásia aumentam seus investimentos em hidrogênio para capturar uma fatia deste crescente mercado de energia.
O refinador SK Innovation está bem posicionado para assumir a liderança na indústria de hidrogênio, já que suas subsidiárias petroquímicas e de gás podem utilizar sua infraestrutura existente sob seu controlador SK Group, o terceiro maior conglomerado do país. De acordo com a meta de emissão líquida zero do grupo até 2050, sua holding SK prometeu investir 18,5 trilhões de wons (US $ 16,5 bilhões) na construção de instalações de produção de hidrogênio e postos de abastecimento até 2025.

“O hidrogênio é uma fonte de energia ecológica adequada para o ambiente doméstico, pois não é afetado pelo clima e requer menos espaço para produção”, disse o presidente do SK Group, Chey Tae-won, ao anunciar o plano de investimento em março.
Como uma primeira etapa, SK ES e SK Incheon Petrochem se juntarão para construir uma planta de hidrogênio líquido capaz de produzir 30.000 toneladas por ano na cidade portuária de Incheon até 2023. SK ES irá processar o hidrogênio do subproduto da planta da SK Incheon Petrochem para produzir hidrogênio líquido, que será fornecido à área metropolitana de Seul.

Como parte dos planos para ir além de seu próprio território, a SK adquiriu 9,9 por cento da empresa americana de células de combustível Plug Power por US $ 1,6 bilhão em janeiro, e fez outro investimento estratégico na Monolith Materials, outra empresa americana conhecida por sua tecnologia de produção de hidrogênio limpo. mês. A empresa não revelou o valor que investiu.
A GS Caltex, uma joint venture entre a GS Energy e a produtora de petróleo dos EUA Chevron, também está explorando o negócio de hidrogênio líquido em parceria com a estatal Korea Gas (KOGAS). A GS Caltex e a KOGAS planejam construir uma instalação de hidrogênio líquido com capacidade anual de 10.000 toneladas em terreno ocioso em um terminal de GNL da KOGAS, que será o suficiente para abastecer cerca de 80.000 carros com célula de combustível por ano.

As duas empresas também concordaram em construir postos de abastecimento de hidrogênio em torno de Seul e outras regiões selecionadas a tempo para a conclusão da planta em 2024.
“Ao combinar a experiência da GS Caltex em operar postos de gasolina e recarga e a experiência da KOGAS no negócio de GNL, o duas empresas criarão sinergia no negócio de hidrogênio “, disse o CEO da GS Caltex, Hur Sae-hong, em um comunicado à imprensa. Em abril, o Hyundai Oilbank assinou um memorando de entendimento com a gigante do hidrogênio americana Air Products Chemicals para usar a tecnologia do líder da indústria de gás para produzir hidrogênio a partir de seus derivados de petróleo bruto e gás natural. Hyundai Oilbank estabeleceu a meta de produzir 100.000 toneladas de hidrogênio “azul” até 2025, usando tecnologia de captura e armazenamento de carbono para reduzir as emissões de CO2.

O hidrogênio azul é produzido a partir do gás natural e produz menos CO2 do que o hidrogênio cinza, que é produzido quando o elemento é retirado dos combustíveis fósseis. O hidrogênio verde é a variedade mais limpa, pois usa energia renovável para produzir hidrogênio a partir da água.
“A empresa pretende reduzir sua dependência de refino para 40 por cento da receita total até 2030 dos atuais 85 por cento”, disse o CEO da Hyundai Oilbank, Kang Dal-ho. “Nós nos tornaremos uma plataforma líder de energia verde que obtém quase 70 por cento de nosso lucro operacional dos negócios de hidrogênio azul, bio branco e produtos químicos e materiais ecológicos.” A S-Oil, o terceiro refinador nacional de propriedade da Saudi Aramco, tem se concentrado em sistemas de células de combustível, que usam reações químicas para produzir eletricidade a partir do hidrogênio.

Em março, a S-Oil adquiriu uma participação de 20 por cento na Fuel Cell Innovations (FCI), uma joint venture entre a Coreia e a Arábia Saudita, por 8,2 bilhões de won, dizendo que vai investir até 100 bilhões de won até 2027 para construir uma produção anual capacidade de mais de 100 megawatts.

                                                                                                 Um posto de reabastecimento de gás hidrogênio em Suwon, província de Gyeonggi / arquivo do Korea Times
Um ônibus movido a hidrogênio / arquivo do Korea Times

Os refinadores não estão sozinhos em acreditar que o hidrogênio tem potencial para se tornar o combustível de energia limpa do futuro.
O governo tem promovido o hidrogênio como motor de crescimento no setor de energia verde e implementou a primeira “lei do hidrogênio” do mundo em fevereiro para impulsionar as indústrias relacionadas e expandir a infraestrutura. Existem 94 postos de abastecimento de hidrogênio em todo o país em junho, e o governo planeja aumentar o número para 180 até o final do ano. As estações de hidrogênio são usadas principalmente para abastecer o NEXO da Hyundai Motor, o único veículo comercial com célula de combustível disponível aqui no momento.

Os observadores do mercado dizem que os participantes da indústria terão que explorar maneiras de reduzir o caro preço do hidrogênio nos estágios iniciais e aumentar gradualmente a proporção de hidrogênio verde para tornar o combustível uma alternativa limpa.
Atualmente, o preço do hidrogênio está em torno de 7.000 a 8.000 won por quilograma, enquanto o roteiro do governo para a economia do hidrogênio visa reduzir o preço para 6.000 won até 2022 e 4.000 won até 2030. “Para que o hidrogênio tenha competitividade em termos de preço, custos de transporte, que respondem por 40% dos preços no atacado, precisam cair “, disse Jun Hye-young, analista da KTB Investment Securities. “É por isso que as empresas locais estão se concentrando no hidrogênio líquido, que pode reduzir os custos de logística em mais de 70 por cento em comparação com o hidrogênio gasoso comprimido.” (Yonhap)

Fonte da Matéria…

https://www.koreatimes.co.kr/www/tech/2021/10/515_311154.html

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